terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Frases feitas

Hoje foi um dia algo diferente para mim em termos profissionais: saí do confinamento do escritório na parte da manhã para visitar clientes. Atividade pouco usual, mas da qual não pude esquivar-me.

O que primeiro chamou a minha atenção foi uma estranha sensação de deslocamento ao (re)conhecer de perto, ao vivo, determinados lugares e pessoas que, até então, eram apenas vozes ao telefone e nomes no sistema de lançamentos.

Mas fiquei cismado mesmo foi com uma padaria de bairro que visitamos. Estava vazia, pelo adiantado da hora. Viam-se doces, confeitos, pães e bolos. Uma ou outra mosca voando no ar quente de quase meio-dia. Tudo normal. O problema é a minha mania de sempre ler tudo.

E, percorrendo as paredes com os olhos, vi algumas frases feitas. Tipo: "a inveja é como o sapo, tem olhos grandes e vive na lama." Estou pensando: será que a lama não estaria posta para aqueles que tanto se preocupam com a opinião alheia?! E ainda: será que esse tipo de frase, pregada na parede atrás do balcão, impediria a influência de hipotéticos maus fluidos que atingem quem neles acredita?!

Honestamente que não sei; nunca me preocupei com esse tipo de coisa. O que de fato é preocupante é essa decoração de frases feitas que vários estabelecimentos por esse mundo afora exibem e que deixam claro uma falta do que dizer.

Créditos da imagem: Ilustração de Mário Pinto no livro "As Fábulas de La Fontaine", 3 vol., Ed. Pedagógica Brasileira, SP, s/d, pág. 122 - com comentários de José Arruda Penteado. Fonte aqui: http://www.brasilcult.pro.br/historia/historia.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário