quinta-feira, 19 de março de 2009

A autonomia do sujeito e o público em palestras

Esta semana vem sendo muito produtiva: a Universidade Federal de Juiz de Fora, mais especificamente a Faculdade de Letras, recebeu um renomado lingüísta e um celebrado escritor para as aulas inaugurais do curso de Letras e da pós-graduação em Estudos Literários.

Sim, na última terça (17) tivemos a aula inaugural do curso proferida pelo professor José Luiz Fiorin acerca da reforma ortográfica e ontem (18) Affonso Romano de Sant'Anna completou a agenda falando da autonomia do sujeito e a arte.

Bom, não tentarei aqui reproduzir as falas deles, até porque me falta competência para tanto. O que gostaria era de saber se os públicos diferentes que cada palestrante congregou ao redor de si foram reflexo de uma má divulgação da Faculdade ou se isso foi uma decisão deliberada das pessoas enquanto indivíduos pretensamente autônomos. Ou ainda se a frequência foi efeito de um automatismo: só se assiste àquilo que é alardeado pela mídia; no caso a ortografia.

Um comentário:

  1. Ailton, vai ver também a ausência é pura falta de tempo. Lembro que, na minha época de uni, tinha tanta coisa - às vezes besta - imposta pra fazer que não sobrava quase tempo nenhum para fazer coisas que realmente me interessavam. Vivemos numa ditadura de currículos, meu amigo. É muito difícil, na prática, ser fiel a nossas reais prioridades. Um abraço fraterno :-)

    ResponderExcluir