domingo, 19 de abril de 2009

Movimentos estudantis na UFJF

Eu havia escrito um enorme post sobre as eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFJF, mas um pico de luz me fez perder todo o trabalho. Como não se trata de assunto que desperte demasiado meu interesse não me preocupei com recuperar o texto. Não vale a pena.

O que de fato precisa ficar registrado é que a disputa foi polarizada por duas das três chapas concorrentes. A terceira serviu apenas para receber críticas de todos os lados. Embora eu tenha a impressão de que todas elas devem ser criticadas, porque montar uma chapa apenas pra ter cinco minutos de fama, não resolve. Tampouco resolve elencar propostas vazias e assumir "lutas" que não são apenas dos estudantes, como é o caso do preço das passagens de ônibus.

Venceu a oposição (chapa 02), com as promessas de um novo enredo. Mas a considerar a reação de um dos eleitos - pego de surpresa pelo resultado das urnas -, vejo apenas uma reedição de um enredo antigo. Exibido em um novo desfile de inoperância. Sob os aplausos da ilusão.

2 comentários:

  1. Taí, muito boa a definição da reedição de um enredo antigo. Seria algo semelhante à teoria de edição de vidas, de Machado? Muito bom esse seu post. Lembrei-me da minha época de DCE e das "lutas" que parece desde sempre, nunca foram só nossas, digo dos estudantes...

    Um abraço fraterno :-)

    ResponderExcluir
  2. Helena, bom dia.

    Na verdade eu me lembrei foi dos desfiles de carnaval do Rio de Janeiro. Lá, as escolas que re-editam, re-apresentam sambas do passado ficam sempre com classificações intermediárias ou chegam mesmo a cair, como aconteceu esse ano com o Império Serrano.

    ResponderExcluir