segunda-feira, 25 de maio de 2009

A arte de vencer pelo cansaço

Estava eu na sexta-feira na plataforma de uma mini-rodoviária aguardando o ônibus para uma cidadezinha próxima quando (re)descobri como podem ser chatos esses vendedores ambulantes, que normalmente não encontro no meu dia-a-dia.

Eram um rapaz e uma moça quem vendiam: quatro balas de goma por um real, dois "minduim" por um real, um "traids" por um real, um Halls por um real e quatro paçocas pelo mesmo preço. Enquanto um ia da direita para a esquerda o outro vinha em sentido contrário. Cruzavam-se a meio caminho e seguiam até o final da plataforma com sua cantilena.

As vendas, até onde vi, foram minguadas. Mas se estão ali todos os dias algum dinheiro eles têm de estar ganhando. E eu posso dizer: ganham porque cansam os passsgeiros. As pessoas compram porque não querem, não aguentam mais ouvir o mesmo oferecimento meloso. Exceto eu: que me irrito mas sou pão duro por excelência.

Um comentário: