segunda-feira, 15 de junho de 2009

Em que a fala impede a ação?!

Recebi hoje pela manhã uma indireta no grupo de discussões que a turma de faculdade mantém no site do Yahoo. Acusavam-me de falar demais e, com isso, impedir a ação das pessoas que estão realmente interessadas em resolver um impasse criado em torno da distribuição de livros arrecadados no trote solidário do ano passado.

Eu poderia ter feito vista grossa e fingir que a indireta era para outra pessoa qualquer. O problema é que eu nunca tive vocação para capacho e dificilmente levo desaforo para casa. Principalmente se o desaforo não tem razão de ser, como é o caso.

Sejamos honestos: a fala de uma única pessoa pode ser tão forte ao ponto imobilizar as demais? Detalhe: não se trata de uma fala proibitiva. Não. Trata-se de uma fala irônica que tem como princípio provocar alguma reação.

Agora, se por reação as pessoas entendem encolher-se dentro da concha, anular-se, inibir-se, ... se o entendimento é esse, então concordo que a fala impede a ação. Do contrário, o que falta aos colegas é força de vontade e animAção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário