quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Museo Superior de Bellas Artes Eva Perón (ou Palacio Ferreyra)

O Palacio Ferreyra situa-se próximo ao terminal rodoviário de Córdoba e pode ser acessado facilmente por alguém que chegue à cidade de ônibus. O hostel onde estou fica próximo do local e na tarde de ontem (quarta-feira) eu decidi conhecer o Museu, que já me havia sido recomendado pela professora que me recebeu aqui na Argentina. À entrada, me encontrei com um alemão que estuda no Chile e passava férias aqui na Argentina. Acabamos visitando o acervo juntos, enquanto tratávamos de comentar as obras em um espanhol bastante razoável.

Vimos quadros e esculturas de variados artistas que constituem um corpus da arte cordobesa ao longo dos séculos XIX e XX. O prédio conta com três andares (ou níveis) com exposições. Recomenda-se iniciar a visita pelo Nível 1, da esquerda para direita e em seguida os Níveis 2 e 3 (também da esquerda para direita). Por último o subsolo (ou Nível 0, como o chamam) onde situam-se exposições de artistas contemporâneos. Na ocasião, expunham-se os trabalhos da artista plástica Cristina Santander - a mostra intitula-se Avis Rara - e contempla trabalhos com múltiplas técnicas e materiais.

Me chamaram a atenção as pinturas inseridas em acrílico. Infelizmente, não permitem tirar fotos do interior do museu. Uma curiosidade: nessa mostra havia duas esculturas intituladas "Menina Blanca" e "Menina Azul". O alemão não sabia o que é menina (a palavra em espanhol é "chica" e em alemão não faço nem idéia) e eu tive de explicar a ele o que aquilo queria dizer.

Pelo visto, não sou o único com dificuldades linguisticas e Velázquez não foi o único a buscar no português um nome para seus trabalhos.

Crédito da imagem: http://www.cba.gov.ar/cordoba-cultura/museo-superior-de-bellas-artes-evita-palacio-ferreyra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário