quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cinema argentino (2): Cuestión de principios

Minha segunda incursão pela produção cinematográfica argentina foi em casa de uns amigos que fizemos aqui em Villa María: Gonzalo e Daniel. Normalmente vamos à casa deles nas quartas-feiras à noite (pelo que sou muito agradecido) e quase sempre a programação inclui jogar Play Station. Vez por outra, inclusive porque sou avesso ao brinquedo modernoso, vemos filmes.

E numa dessas quartas-feiras vimos "Cuestión de principios" (2009, Argentina, 115 min.), uma película muito divertida que trata, como diz seu título, de uma questão de princípios. Serei mais explícito: uma questão de confrontação entre os princípios de Castilla, funcionário idoso de uma empresa, e os de Silva, seu novo gerente, um yuppie que acredita que tudo tem um preço.

A trama se arma a partir de algo simples. Silva coleciona uma antiga revista espanhola e lhe falta um número para completar sua coleção. Por casualidade, Castilla possui o exemplar que lhe falta, porém não está disposto a vendê-lo porque neste exemplar está uma foto de seu pai com o rei de Espanha e a revista tem para ele um valor sentimental.

Os escrúpulos do velho Castilla desconcertam o gerente, que faz de tudo para forçá-lo a vender a revista, inclusive apelar para a esposa de seu funcionário, a quem os princípios do marido incomodam muito por forçá-la a uma "vida de privações".

Vale a pena conferir o que ocorre antes de que Castilla "se decida" a vender a revista e o que vem depois. Não que eu faça mistério (até porque é uma comédia), mas seria uma pena estragar o final da história contando-o aqui. Para quem tiver interesse, indico a página oficial do filme: http://www.cuestiondeprincipio.com.ar/

Crédito da imagem: http://www.filmaffinity.com/es/film146673.html

2 comentários:

  1. Olá Ailton, tudo bem?

    Cara, quanto ao cinema argetino, já que você está em uma fase de imersão, tenho uma sugestão que considero ótima para você e seus amigos verem.

    O filme se chama "El Secreto de Sus Ojos" (2009, Argentina e Espanha, 127 min)" e ganhou o oscar de melhor filme estrangeiro em 2010. Não é bom só porque ganhou o oscar, o filme é legal mesmo! Bem, eu e a Andressa vimos no cinema e adoramos.

    Está aí a dica e espero curtem!

    Abração.
    Francys.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Francys..

    vamos buscar um DVD.

    Abraços!

    ResponderExcluir