quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Perplexidade em mão dupla

Chegar na Argentina para estudar a língua castelhana e a literatura latino-americana é, de algum modo, expor-me à sabatina de nossos "hermanos". Responder às perguntas que me fazem, às vezes, permite fazer algumas descobertas interessantes.

Uma delas tem que ver com o autor José Mauro de Vasconcelos e seu livro (quiçá) mais conhecido "Meu pé de laranja lima". Aqui na Argentina, esse autor segue popular e muitos jovens que estão aí com seus 18 anos (ou um pouco mais, 21, 22 anos...) leram "Mi planta de naranja-lima" (capa ao lado) em sua fase de alfabetização.

Quando digo que no Brasil já não se trata de um autor muito comentado em âmbito escolar (pelo menos não na região em que vivo) ocorre uma perplexidade em mão dupla. Tanto eu me surpreendo que este autor seja lido aqui (pois não chegou a fazer parte da minha formação) quanto os argentinos se surpreendem que o autor não seja lido no Brasil. É um pouco estranho, mas acontece.





Crédito da imagem: http://www.elresumen.com/libros/mi_planta_de_naranja_lima.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário