sábado, 23 de abril de 2011

Uma surpresa agradável e um certo peso na consciência


Noite de Sexta-Feira Santa. Na TV ligada poucas opções de programas que pudessem chamar a minha atenção. Nem mesmo as novelas, que às vezes vejo para ter o que criticar. Elas já tinham acabado. Foi então que "passeando" entre um canal e outro topei com Eva Wilma recitando um texto e parei, curioso, para ver do que se tratava. Pelas fotos que compunham o pano de fundo do estúdio, suspeitei ser algo relacionado à Lygia Fagundes Telles. E acertei.

Esta a surpresa de que falo no título. O programa (vim a saber que era uma reprise) me surpreendeu por vários motivos. Um deles o fato de escapar ao óbvio desfile de personagens bíblicos e/ou figuras católicas que saturam a programação destes dias. Outro motivo: o fato de mostrarem um pouco a vida e a obra de uma autora que, na minha percepção, a mídia e o sistema editorial trataram de sepultar em vida. O excesso de publicidade em torno, por exemplo, de Clarice Lispector, que aliás foi amiga de Lygia, acaba deixando na sombra não só a obra desta última, mas a de outras autoras brasileiras.

E foi então que veio o "peso na consciência". De que vale todo esse meu discurso contra o sistema se, ao fim e ao cabo, nem eu li Lygia Fagundes Telles? Eu, estudante de Letras, também ignoro a existência dos livros de Lygia e mesmo se vier a lê-los depois de ter visto o programa, já não será a mesma coisa que uma "descoberta", um "encontro". Claro que há o prazer da leitura, o desejo e a necessidade de se ler aquilo de que se gosta, mas, ainda assim, é cruel deixar certos autores de lado. É cruel não gostar sem sequer ter tentado. Por isso, mesmo sabendo que não será a mesma coisa, vou incluir algum livro da Lygia entre as minhas próximas leituras.

3 comentários:

  1. Já é um começo... Aliás, quem, hoje em dia, consegue ler TUDO o que gostaria? Ainda mais 'estando' estudante, com tantas outras coisas que são obrigados a ler. Nada de culpa! Um dia a Lygia cai do céu pra você, no tempo certo. Aguarde e confie, e enquanto isso leia o que tem em mãos! Um abraço fraterno :-)

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: dê uma olhada na minha postagem A Frase do Feito (Contos), tem algo lá pra você. Um abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ailton, prazer em revê-lo por aqui. Curiosas estas impressões, né? Eu já tive oportunidade de assistir várias entrevistas com a Lygia e inclusive de ouvir uma palestra dela numa bienal. Acho a pessoa é muito mais interessante do que a obra. Li algumas coisas dela e confesso que gostei mais de suas posturas pessoais do que de sua literatura. Já com o Rubem Alaves, por exemplo, de quem acho a obra fantástica, me decepcionou bastante como pessoa. Achei-o meio "dono da verdade", um tanto autoritário, diferente de tudo o que escreve. Abraços. paz e bem.

    ResponderExcluir