quinta-feira, 18 de abril de 2013

Relendo/refazendo este blog

Houve um tempo em que eu criei um marcador chamado "Sobre a arte de blogar e outras artes", mas, como outros, ele já desapareceu deste meu espaço virtual. Por um lado, não fui particularmente feliz com a metalinguagem; por outro, não consegui organizar adequadamente minhas impressões a respeito do meu modus operandi como blogueiro (que não sou).

Uma coisa é certa, porém: o caráter amorfo deste blog. Isso aqui não é um diário (ainda que tenha postagens mais pessoais ou circunstanciais), não é um espaço de críticas (ainda que albergue alguns gritos mudos de indignação por coisas que, lidas hoje, soam velhas ou fora de contexto), não é um espaço de notas soltas (embora receba trechos de coisas que estou produzindo ou comentários esparsos sobre assuntos diversos). Ultimamente, ele tem funcionado muitas vezes como espaço de divulgação da minha pouca e má produção literária. Penso que o título do blog (Um eterno brain storm) e a nota explicativa abaixo deste deveriam dar conta da multiplicidade de coisas que coloco aqui, mas, relendo, ainda tenho dúvidas a respeito.

Apesar de todas as limitações ou incompreensões postadas acima, faço poucas alterações no conjunto da obra. Postagens houve (poucas, pouquíssimas) que eu excluí do blog. Alguns marcadores eu excluí também. Há alguns dias, decidi pela extinção do marcador "sustos". Era vago e impreciso e abarcava, no geral, questões da vida universitária que foram postadas com um olhar muito mais intolerante do que aquele que tenho hoje. Talvez até por já estar formado. Entre apagar as postagens ou reenquadrá-las na categoria de Comentários gerais, optei por esta última opção.

Num blog pouco lido e pouco comentado, talvez essas mudanças passassem (e passam) desapercebidas, mas preferi escrever um texto (bastante grande, por sinal) para falar disso. Talvez (me) ajude a entender.

2 comentários:

  1. Recomeçar é humano e é da vida o revisar, sempre! Eu leio e comento quando posso, viu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, eu sei que você me lê, mesmo não comentando por causa do tempo. Agradeço seu apoio!

      Quanto à revisão e o recomeço, são humanos realmente, ambos. Apesar disso, ainda me enrolo para processá-los, porque sou teimoso e um pouco resistente a mudanças. Escrever é uma tentativa de organizar isso.

      Abraço!

      Excluir