sábado, 6 de junho de 2009

Que livro você é?!

Febre na internet, o teste contido neste link http://educarparacrescer.abril.uol.com.br/leitura/testes/livro-nacional.shtml informa às pessoas quais livros de Literatura Brasileira elas seriam.

Pelo que pude apurar no orkut, a maioria das pessoas está para ser livros de Paulo Coelho, Martha Medeiros e Roberto Shinyashiki... Nada contra os autores, mas é uma pena ver que a população se pauta apenas pelos critérios médios e acaba por responder ao teste de maneira sempre igual e a obter sempre o mesmo resultado.

Mas o que me assustou de verdade foi ver pessoas que declaradamente detestam a literatura nacional se gabarem do resultado apontar clássicos como "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "A paixão segundo GH". Essa distinção é preocupante porque reforça um preconceito, mesmo por parte de quem é alheio ao tema.

Créditos da imagem: Capa da 1ª edição do romance "A paixão segundo GH". Fonte aqui: http://www.estantevirtual.com.br/.

3 comentários:

  1. Oi Ailton, fiz o teste e descobri que poderia - po.de.ria!- ser uma biografia (Carmem, de Ruy Castro) e um poema (Morte e Vida Severina de Melo Neto). Não sou das que levam testes tão a sério - alías, sou bastante cética. Para mim, foi só um passatempo. Quisera eu ter tido mais contato com a Literatura Nacional, digo, com os livros considerados clássicos, leitura boa e indispensável. Porém, como não deu, paciência... A que tipo de preconceito te referes? Como não sou da área de Letras talvez não tenha conseguido captar 100% a tua mensagem... Um grande abraço :-)

    ResponderExcluir
  2. BOAS NOITES, SIR AILTON
    Eu seria como os outros " O Alquimista", "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e " A Paixão segundo G.H.". Adoraria ser os três:
    Seria como eu sou mesmo, uma miscelânea, um hole que tudo suga. Devorei o primeiro na minha adolescência com um prazer sem conceito, depois li com energia o terceiro quanto ao do meio até hoje não o li. Vou correndo à biblioteca mais próxima pegá-lo. Preciso saber quem sou, mesmo que post-mortem....

    ResponderExcluir
  3. Helena, tudo bem?!

    O preconceito a que me refiro é a classificação de obras literárias diferentes como sendo coisas melhores ou piores que as outras, criando um ranking que nada tem de útil.

    E acho isso pior quando parte de pessoas que NÃO sabem do que estão falando e simplesmente seguem no embalo, aumentando a confusão. Não sei se me fiz entender.

    ResponderExcluir